28 de fev. de 2011

Discos esquecidos ( Mordred - "Fool's Game" )


Hoje ao arrumar minha coleção de discos me deparei com alguns discos que geralmente a comunidade metal não comenta muito, não sei se é por que de fato não conhecem ou por que a banda caiu no esquecimento.
Falaremos hoje de uma banda americana mais precisamente da bay area (San Francisco) Mordred. Em 1984 quando o baixista Arthur Liboon e o guitarrista James Sanguinetti decidiram formar uma banda eis que surge o Mordred.
Nessa época o thrash metal da bay area estava literalmente "pegando fogo", com bandas como Exodus, Heathen, Metallica, Testament, Death Angel, gravado discos, demos e fazendo muitos shows pela cidade.
O Mordred era uma banda diferente das demais, abordava temas épicos, baseados em Tolkien e lendas sobre o rei Arthur. Após gravarem algumas demos, e diversas mudanças de formação até a banda se estabilizar, a banda é contratada em 1989 pela noise records onde grava seu debut "Fool's Game" considerado cult por muitos e um classíco por outros, a capa fica a cargo de um dos mestres do desenho (com relação a capas de disco) Andreas Marschall. A gravação ficou a cargo de Dino Alden. Um fato interessante que Chuck Billy (Testament) fez muitos backing vocals para o disco. O disco chama atenção da mescla de toda agressividade do thrash metal com uma técnica apurada dos musicos, exemplos disso a abertura "State of Mind" , "Spectacle of Fear" , "Server and Splice" .
A riquesa das composições com a "progressividade" instrumental coloca "Fool's Game" como um dos melhores discos de thrash metal de todos os tempos (pra quem conhece o estilo, claro!).
Existem também alguns sons influenciados pelo power metal americano tipo Helstar um exemplo disso é "Spellbound".
Infelizmente após esse disco, o seguinte "In this Life" apresenta outras influências, inclusive para integrar a banda contrataram um DJ deixando uma influência rap aos sons, fora o baixo "funkeado" (tipo Red Hot Chilli Peppers). Por esse fato os fãs perderam o interesse pela banda fazendo com que ela ficasse esquecida. Até hoje eles fazem alguns shows, mas não gravam nada desde 1994.
Pra quem curte um thrash metal muito bem tocado e "quebrado" esse disco não pode faltar na coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário